BRINQUEDO INTERATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NEUROPSICOMOTORA FINA INFANTIL

  • Grazielli Bueno Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand
  • Nathalia dos Santos Jorge Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand
  • Kátia Cristiane Kobus Novaes Instituto Federal do Paraná - Campus Assis Chateaubriand

Resumo

O desenvolvimento neuropsicomotor pode ser definido como a evolução, ao longo do tempo, das atividades neurológicas e motoras do indivíduo.  A principal fase de desenvolvimento é no primeiro ano de vida, de acordo com a maturação do sistema nervoso central que as capacidades primitivas – reflexos – tornam-se mais específicas. Frequentemente, atividades como pinturas e desenhos são utilizadas em escolas e clínicas para o desenvolvimento da coordenação neuropsicomotora fina infantil, contudo algumas crianças necessitam de apoio maior que desses exercícios para desenvolver-se normalmente. O presente trabalho tem como objetivo, a partir do conhecimento de fatores que interferem no desenvolvimento neurológico e motor, confeccionar um protótipo de um brinquedo interativo para auxiliar no desenvolvimento da coordenação neuropsicomotora fina infantil. Utilizando-se de uma abordagem qualitativa realizada com procedimentos analíticos bibliográficos, foram obtidos resultados parciais como, por exemplo, a confirmação da grande interferência do ambiente comunitário no desenvolvimento de crianças. A progressão neural e motora infantil é de suma importância para a realização de diversas atividades que exigem uma maior concentração e coordenação, logo, é prioridade que o brinquedo seja de baixo custo e alta eficácia. Assim, poderá estar presente em diferentes instituições, auxiliando crianças e profissionais no processo de evolução humana. 

Biografia do Autor

Grazielli Bueno, Instituto Federal do Paraná - IFPR Campus Assis Chateaubriand

Graduação em Engenharia Elétrica com enfase em Telecomunicações, pela Faculdade Pitagoras de Londrina (2009) e pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP) - Campus Cornélio Procópio (2012). Possui experiência na docência nos ensinos técnicos integrado ao ensino médio e subsequente, e graduação, ministrando aulas nos cursos Técnicos Subsequente em Agroecologia, Eletrotécnica e Eletromecânica e edificações, Técnico Integrado em Eletromecânica e Nível Superior em Engenharia Elétrica.Suas principais áreas de atuação consistem em: Instalações elétricas prediais e industriais, Instalações elétricas e Segurança e medicina do trabalho.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
BUENO, G.; DOS SANTOS JORGE, N.; CRISTIANE KOBUS NOVAES, K. BRINQUEDO INTERATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NEUROPSICOMOTORA FINA INFANTIL . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo