COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

um estudo exploratório baseado nas relações entre Atributos-Consequências-Valores

  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Matheus Alberto Rodrigues Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Richardson Coimbra Borges Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Francisco de Assis da Silva Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Entender melhor como os consumidores percebem os Atributos, Consequências (benefícios) e Valores (A-C-V) em relação aos alimentos orgânicos, é crucial para um melhor posicionamento das empresas em relação ao mercado que atua. Assim, esse trabalho visa selecionar alguns artigos, nacionais e internacionais, que fizeram uso da técnica Laddering para pesquisar os consumidores de alimentos orgânicos. Também, será realizado uma análise aprofundada do conteúdo desses trabalhos para identificar alguns dos principais aspectos que refletem os A-C-V do consumidor de alimentos orgânicos. Por fim, é proposto um framework que objetiva ilustrar e contextualizar os principais elementos temáticos dessa pesquisa (A-C-V) e suas relações com os Estágios do Processo de Compra (EPC). Quanto a metodologia, essa é uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os resultados da pesquisa possibilitou verificar a influência que a tríade A-C-V pode ocasionar no consumidor de alimentos orgânicos quanto a sua intenção de comprar, na efetivação da compra e na disposição de realizar compras futuras. Também foi  possível sintetizar vários aspectos dos alimentos orgânicos e organiza-los em um framework . O framework proposto, possibilitou verificar interações entre as variáveis deixando mais claro as diversas formas que os A-C-V podem afetar os EPC dos consumidores de alimentos orgânicos.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
SILVA DE OLIVEIRA, A.; ALBERTO RODRIGUES SILVA, M.; DE BARROS VILAS BOAS, L. H.; COIMBRA BORGES, R.; DE ASSIS DA SILVA MEDEIROS, F. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia