COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
um estudo exploratório baseado nas relações entre Atributos-Consequências-Valores
Resumo
Entender melhor como os consumidores percebem os Atributos, Consequências (benefícios) e Valores (A-C-V) em relação aos alimentos orgânicos, é crucial para um melhor posicionamento das empresas em relação ao mercado que atua. Assim, esse trabalho visa selecionar alguns artigos, nacionais e internacionais, que fizeram uso da técnica Laddering para pesquisar os consumidores de alimentos orgânicos. Também, será realizado uma análise aprofundada do conteúdo desses trabalhos para identificar alguns dos principais aspectos que refletem os A-C-V do consumidor de alimentos orgânicos. Por fim, é proposto um framework que objetiva ilustrar e contextualizar os principais elementos temáticos dessa pesquisa (A-C-V) e suas relações com os Estágios do Processo de Compra (EPC). Quanto a metodologia, essa é uma pesquisa qualitativa e exploratória. Os resultados da pesquisa possibilitou verificar a influência que a tríade A-C-V pode ocasionar no consumidor de alimentos orgânicos quanto a sua intenção de comprar, na efetivação da compra e na disposição de realizar compras futuras. Também foi possível sintetizar vários aspectos dos alimentos orgânicos e organiza-los em um framework . O framework proposto, possibilitou verificar interações entre as variáveis deixando mais claro as diversas formas que os A-C-V podem afetar os EPC dos consumidores de alimentos orgânicos.