DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA DO SOLO
Resumo
A utilização de metodologias ativas de ensino tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Dentre as possibilidades da inserção dessa nova maneira de ensinar no ambiente escolar, tem-se a adoção de jogos didáticos. Esta metodologia de ensino é pouco utilizada no ensino profissionalizante. Baseado nisso, o objetivo deste trabalho foi realizar uma caracterização das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes do técnico em agricultura, nível subsequente do IFMS, e desenvolver um jogo didático que contribuísse para o ensino-aprendizagem de conteúdos ministrados na disciplina de Fundamentos da ciência do solo. A turma selecionada foi submetida a um questionário diagnóstico para verificar as dificuldades de aprendizagem das disciplinas do curso técnico em agricultura. Depois, o jogo didático foi aplicado e avaliado pelos estudantes para verificar a sua qualidade e eficiência na fixação dos conteúdos. Os resultados mostraram que uma das maiores dificuldades encontradas pelos estudantes é o fato do trabalho ser conciliado com o estudo. Além disso, os estudantes sugeriram que a adoção de outras metodologias de ensino poderia contribuir para o melhor desempenho e fixação dos conteúdos. O jogo didático elaborado e desenvolvido foi considerado de boa qualidade pelos alunos e os tornou mais participativos e interessados na aula.