EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A VISÃO DOS JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE AS FINANÇAS FAMILIARES

  • Paulo César Schotten UFMS/CPNA/CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
  • Marcel dos Santos Cabral KBr Capital
  • Fabiula da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)
  • Solange Fachin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNA)

Resumo

A educação financeira é o processo em que as pessoas recebem informações, orientações ou formações sobre os comportamentos financeiros a fim de auxiliar os usuários ou consumidores na administração de seus recursos. O objetivo deste artigo foi identificar as características de comportamento financeiro da família de jovens que estudam na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade de Atendimento Setorial de Nova Andradina, pertencentes aos cursos de Administração, Ciências Contábeis e de Tecnologia em Gestão Financeira. Bibliograficamente foi explorado sobre o contexto atual da administração financeira. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa descritiva quanto ao seu objetivo e levantamento quanto aos procedimentos técnicos. Foram analisados o conhecimento e o comportamento financeiro do público alvo com base em três fatores: investimento, consumo e conhecimento. Constatou-se que os universitários se preocupam em investir seus recursos e tentam controlar e cumprir os compromissos financeiros assumidos.

Biografia do Autor

Paulo César Schotten, UFMS/CPNA/CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Mestre em Administração. Doutorando em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Curso de Administração, UAS Nova Andradina.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
SCHOTTEN, P. C.; CABRAL, M. DOS S.; SILVA, F. DA; FACHIN, S. EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo