EFEITO DA PALHA COMO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA MATRIZES SOBRE OS NÍVEIS DE LACTATO PLASMÁTICO E MORTALIDADE DE LEITÕES

  • Renata Aparecida Martins Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Alessandra Pereira dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Fabiana Ribeiro Caldara Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Augusto Bevilacqua Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Daniela Ferreira de Brito Mandú Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Agnês Markiy Odakura Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Deivid Kelly Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Bruna de Souza Eberhart Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Fatores relacionados ao bem-estar das matrizes suínas podem estar diretamente relacionados ao desempenho dos leitões após o nascimento. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos do fornecimento de palha nas celas parideiras sobre os níveis de lactato plasmático ao nascimento e mortalidade dos leitões. Foram utilizadas 32 porcas multíparas distribuídas em dois tratamentos (com/sem enriquecimento) com 16 repetições. Selecionados cinco leitões de cada porca e mensurado os níveis de lactato sanguíneo, registradas as mortes dos leitões e as respectivas causas. Não houve efeito do fornecimento de palha sobre os níveis de lactato sanguíneo dos leitões (P=0,912), bem como sobre a taxa de mortalidade pós-parto por esmagamento (P=0,513), baixo peso (P=0,705) e outras causas (P=0,476).

Publicado
2020-10-30
Como Citar
APARECIDA MARTINS, R.; PEREIRA DOS SANTOS, A.; RIBEIRO CALDARA, F.; BEVILACQUA, A.; FERREIRA DE BRITO MANDÚ, D.; MARKIY ODAKURA, A.; KELLY BARBOSA, D.; DE SOUZA EBERHART, B. EFEITO DA PALHA COMO ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL PARA MATRIZES SOBRE OS NÍVEIS DE LACTATO PLASMÁTICO E MORTALIDADE DE LEITÕES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia