APLICABILIDADES DO MARKETING AOS CAFÉS ESPECIAIS DO PLANALTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

  • José Antônio Santos da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Daniela Araújo Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Resumo

Este estudo teórico tem por objetivo analisar as aplicabilidades e contribuições do marketing para a promoção e valoração dos cafés especiais produzidos no Planalto de Vitória da Conquista, importante região produtora do café arábica no estado da Bahia. A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) estabelece que o café, para ser especial, deve possuir atributos sensoriais diferenciados, ser livre de defeitos na sua composição, atingir pontuação acima de 80 pontos em análise sensorial que vai até 100 pontos, bem como sua cadeia produtiva deve ser pautada por práticas ambientais e socioeconômicas sustentáveis. A metodologia utilizada neste estudo consiste em revisão bibliográfica sobre a implantação, consolidação e importância da cultura cafeeira na região do Planalto de Vitória da Conquista, levantamento de dados secundários sobre o cenário da produção e consumo de cafés especiais no Brasil, bem como análise do arcabouço teórico e prático das estratégias de marketing e suas aplicabilidades ao segmento de cafés especiais. Os resultados sugerem que o marketing está fortemente presente no mercado de cafés especiais, uma vez que seu mercado em si é um segmento criado pela crescente procura dos consumidores por produtos de qualidade, que proporcione experiências sensoriais diferenciadas.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
SANTOS DA SILVA, J. A.; ARAÚJO SANTOS, D. APLICABILIDADES DO MARKETING AOS CAFÉS ESPECIAIS DO PLANALTO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Resumo Expandido - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia