UM OLHAR NA LITERATURA SOBRE MODELOS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA SUCESSÃO EMPRESARIAL FAMILIAR DE ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

  • Luiz Walter Pacola Centro Universitário de Maringá. UNICESUMAR
  • Ane Carolina Pacola Centro Universitário de Maringá. UNICESUMAR
  • Rejane Sartori
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Centro Universitário de Maringá. UNICESUMAR
  • Luiz Tatto

Resumo

RESUMO

Ampliar o conhecimento em relação ao que envolve e circunscreve os modelos de compartilhamento do conhecimento no contexto da sucessão empresarial lança perspectivas para conhecer as interfaces desse campo de estudos, particularmente no contexto de empresas familiares, que possuem papel relevante no cenário econômico brasileiro. O compartilhamento do conhecimento, bem como os aspectos que envolvem a sucessão empresarial, assumem papel importante na gestão dessas empresas. Neste sentido, este estudo tem o propósito de investigar, por meio de um olhar na literatura, modelos de compartilhamento do conhecimento que possam contribuir para uma comunicação assertiva no processo que envolve a sucessão empresarial. Quatro modelos de compartilhamento do conhecimento foram analisados. Verificou-se que os indicadores, tanto motivadores como inibidores podem fazer a diferença no processo de uma sucessão promissora e sólida. Cada modelo apresenta características específicas, algumas coincidentes, outras nem tanto, contudo, todos contribuem de alguma forma para fortalecer o compartilhamento do conhecimento no processo sucessório.

Palavras chaves: Gestão do conhecimento; Compartilhamento de conhecimento; Processo sucessório; Empresas familiares.

 

Publicado
2020-10-31
Como Citar
PACOLA, L. W.; PACOLA, A. C.; SARTORI, R.; GUALBERTO BACELAR DA CRUZ URPIA, A.; TATTO, L. UM OLHAR NA LITERATURA SOBRE MODELOS DE COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA SUCESSÃO EMPRESARIAL FAMILIAR DE ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor