ENSINO ONLINE DE ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19

Pesquisa de opinião com alunos de graduação em Administração na cidade de Vitória/ES

  • VICTOR HUGO ALVES DE SOUZA Universidade Paulista (Grupo AVP)
  • SIMONE FERNANDES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
  • ADRIANA FIOROTTI UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)
  • EDUARDO LORETI CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS (UNIGRAN)

Resumo

A Educação à Distância (EaD) vem crescendo significativamente no Brasil, principalmente após o avanço das tecnologias. Considerada alternativa de modalidade de ensino por muitos em função de seus benefícios, tem encontrado alguns percalços como a evasão, o preconceito e a desqualificação frente ao seu pleno desenvolvimento. Apesar disso, o ensino totalmente a distância foi tido como única alternativa a continuidade do ensino superior no Brasil frente à pandemia do novo coronavírus. Diante desse cenário, buscou-se compreender, junto a alunos de cursos de graduação em Administração, quais eram suas opiniões acerca da mudança total do processo de ensino-aprendizagem para a metodologia à distância adotada. Os dados foram obtidos com ajuda de um questionário online estruturado e disponibilizado por meio do Google Forms®. Como resultado constatou-se o despreparo e desinteresse dos alunos em estudar nessa modalidade e a necessidade de adaptação enfrentada por eles. Nesse sentido, além de fornecer informações importantes para que as instituições de ensino superior repensem sua abordagem de ensino-aprendizagem em momentos de isolamento social, como o da pandemia do novo coronavírus, o artigo em tela corrobora para o desenvolvimento de novas pesquisas acerca dessa temática.

Biografia do Autor

VICTOR HUGO ALVES DE SOUZA, Universidade Paulista (Grupo AVP)

Mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (2017) e Graduação em Administração (2015), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse em estudos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em Política Pública, Trabalho e Ensino; em Saúde, com foco em Saúde Pública e do Trabalhador; e na área de Energia, com ênfase em energias renováveis, principalmente biocombustíveis, planejamento energético, regulação, Políticas Públicas. Atualmente atua como docente nos cursos de Graduação em Administração e Superior Tecnológico em Recursos Humanos da Universidade Paulista (UNIP) e como Instrutor de Jovens Aprendizes no Sest Senat unidade DN122, além de participar do grupo de pesquisa de Regulação do Setor Energética, vinculado ao CNPq desde 2016.

SIMONE FERNANDES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). É professora Associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem interesse de pesquisa em: gestão de pessoas, teoria das organizações, Ergonomia, saúde do trabalhador e práticas gerenciais, Gestao Organizacional e metodologias de pesquisa qualitativa.

ADRIANA FIOROTTI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi analista de pesquisa energética da EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA de 2008 a 2013. Tem experiência nas áreas de Economia e de Energia, com ênfase em Economia Geral e Petróleo e Gás Natural, atuando principalmente nos seguintes temas: petróleo, gás natural, regulação, energia e América do Sul. Atualmente é professora do curso de Administração, do Mestrado Profissional de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável e do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal do Espírito Santo.

EDUARDO LORETI, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS (UNIGRAN)

Graduado em Fisioterapia (UFES), Graduando em Estatística (UAM), Mestre em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (UFES) e Doutorando em Ciências da Saúde (UFGD). Especialização em Gerontologia (UCAM) e Urgência e Emergência Pré-hospitalar. Atualmente é Professor do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) onde ministra aula nas disciplinas de Exames Laboratoriais e de Imagem; Fisioterapia Respiratória I; Fisioterapia na Saúde do Idoso e nas Disfunções Reumatológicas; Fisioterapia na Urgência e Emergência e Trabalho de Conclusão de Curso II. Interesse em Epidemiologia, Saúde do Idoso, tDCS aplicado a função cognitiva e dor.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
ALVES DE SOUZA, V. H.; DA COSTA FERNANDES, S.; FIOROTTI CAMPOS, A.; HENRIQUE LORETI, E. ENSINO ONLINE DE ADMINISTRAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo