LITERATURA NO JARDIM III

UMA INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

  • Luciene Sousa Basso Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal verificar como é realizada a leitura literária em duas salas de aula do Jardim III (faixa etária de 5 anos) de em Centro de Ensino de Educação Infantil do município de Naviraí-MS. Para isso buscamos identificar qual o conhecimento e a importância atribuída às obras literárias pelas professoras e como este processo acontece na sala de aula. Inicialmente são apresentados dados que evidenciam a importância da leitura, a formação do leitor e um breve histórico do surgimento da literatura no Brasil. Dessa forma o trabalho desenvolvido possui características de pesquisa qualitativa, pois envolveu além da análise bibliográfica de autores que tratam do assunto, a coleta de dados obtidos por meio de questionários aplicados nas professoras das respectivas salas de aula e a coordenadora da Educação Infantil da Gerência de Educação do município de Naviraí-MS. Por fim, foi realizada a análise dos dados sistematizando-os com a fundamentação teórica, em que foi constatado que existe com frequência a prática da leitura nas salas de aula do Jardim III e que as professoras utilizam diversas estratégias e recursos para incluir este hábito da leitura na rotina da pré-escola.

 

Publicado
2020-10-31
Como Citar
SOUSA BASSO, L. LITERATURA NO JARDIM III. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo