O USO DE SISTEMAS INFORMATIZADOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A PRESERVAÇÃO DIGITAL DOS DOCUMENTOS
Resumo
Hoje em dia, tanto instituições privadas quanto públicas utilizam sistemas informatizados como ferramenta para modernização do trabalho, com o intuito de poupar tempo de horas trabalhadas de seus colaboradores, com o aumento da produtividade, bem como diminuição de custos operacionais. Na esfera pública, o Governo Federal adotou o Sistema Eletrônico de Informação, o SEI, como solução tecnológica para o processo eletrônico no âmbito do Processo Eletrônico Nacional (PEN), o qual foi desenvolvido e cedido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), permitindo a gestão de documentos e o trâmite de processos administrativos eletrônicos para um mesmo ambiente virtual. Entretanto, a falta de planejamento, ou até mesmo de conhecimento, dos órgãos que produzem documentos digitais quanto à políticas arquivísticas de preservação digital, para manutenção da integridade e autenticidade dos arquivos, que permitam a recuperação do acervo a qualquer tempo, compõem um campo de investigação interessante e útil. Este estudo preliminar, bibliográfico e documental, mostra que existem falhas e a necessidade de pesquisas mais aprofundadas para melhor aplicabilidade do sistema enquanto sistema de arquivamento e preservação digital.