POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS
o que fazemos e para onde vamos?
Resumo
A legislação confere às instituições públicas o dever da capacitação de seus servidores, a fim de garantir o serviço público de qualidade. O processo de capacitação envolve avaliação das necessidades, planejamento instrucional e avaliação. Neste contexto de capacitação dos servidores, esta pesquisa intentou responder a seguinte questão: a legislação vigente de capacitação que tem sido implantada pelas universidades desenvolve os aspectos centrais orientado por um modelo de gestão estratégica de pessoas? O objetivo é identificar a evidência do modelo de gestão estratégica de pessoas nas políticas de capacitação das universidades federais brasileiras melhores ranqueadas no QS University Rancking: Latin America. É uma pesquisa descritiva exploratória, com análise documental das duas melhores IFES em cada região do Brasil, totalizando 10 universidades. Para análise utilizou-se levantamento temático e a legislação que trata da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoa, Decreto nº 5.707/2006 e das diretrizes para a elaboração do plano de capacitação, Decreto nº 5.825/2006. Os resultados da pesquisa demonstraram que as IFES realizam a capacitação utilizando-se das três dimensões do processo, porém, sua execução não está alinhada a todos os aspectos das normativas e a proposição da literatura, pois está concentrada em elementos simples e de menor abrangência.