PROTÓTIPO DE HIDROPONIA COMERCIAL NFT DE BAIXO CUSTO

  • Eduardo Fernando Lavaria Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Natan Leonardo Fernandes da Silva Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Otavio Gonçalves Camargo Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Daniel Zimmermann Mesquita Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumo

O cultivo em ambiente protegido é uma tendência mundial da agricultura moderna, principalmente para produtos como hortaliças, flores, ervas medicinais e algumas frutas. O sistema hidropônico apresenta inúmeras vantagens em relação ao cultivo à campo aberto, dentre os quais pode-se citar a economia de água e nutrientes e menor ciclo de produção. O objetivo geral desse trabalho foi elaborar um protótipo de sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique) de baixo custo, visando estimular a produção de hortaliças hidropônicas em Mato Grosso do Sul a nível de unidades produtivas comerciais. Todo o procedimento da montagem da hidroponia foi realizado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Naviraí, dentro de uma casa de vegetação. A obtenção dos materiais necessários para montagem de uma bancada berçário e três bancadas finais, com capacidade de produção de 576 plantas, foi realizado em lojas de material de construção de Naviraí e da empresa Hidrogood, especializada em equipamentos voltados para a técnica da hidroponia NFT. O valor total ficou em R$ 3.389,44, um preço viável quando se pensa no potencial produtivo do sistema.

Biografia do Autor

Daniel Zimmermann Mesquita, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente ocupa o cargo de Professor EBTT no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. Exerce desde março de 2017 a função de Coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais do IFMS - Campus Naviraí. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Silvicultura, Grandes Culturas Agrícolas em Pivô Central na Fazenda Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária LTDA ( 2010 a 2012). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Paraty (2013 a 2016) com produção de mudas nativas, ornamentais e frutíferas no Horto Municipal de Paraty (RJ), e com extensão rural junto a agricultores familiares. Especialização em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Especialização em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal" e Linha de Pesquisa "Melhoramento Vegetal" (2015). Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal"

Publicado
2020-10-30
Como Citar
FERNANDO LAVARIA, E.; LEONARDO FERNANDES DA SILVA, N.; GONÇALVES CAMARGO, O.; MESQUITA, D. Z. PROTÓTIPO DE HIDROPONIA COMERCIAL NFT DE BAIXO CUSTO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Relato de Prática - Gestão do Agronegócio, Economia e Bioeconomia