A Maquete Física como Agente no Processo de Ensino e Aprendizagem em Arquitetura

  • Bruna Trojahn Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul
  • Ana Elisa
  • Vanessa Conto

Resumo

O projeto de ensino META (Grupo de Modelagem e Tecnologias Aplicadas) foi criado para complementar a formação da comunidade acadêmica nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias da Universidade Federal de Santa Maria no campus de Cachoeira do Sul. O grupo atua realizando a modelagem tridimensional de maquetes físicas como método experimental durante a concepção e representação de temas abordados nas disciplinas. O objetivo é que os modelos realizados sirvam como aporte teórico e prático, aproximando-os dos sistemas e técnicas presentes na prática profissional. Os modelos tridimensionais enriquecem o processo de ensino e aprendizagem, pois possibilitam a visualização, a percepção espacial e desenvolvem a criatividade, além de servir como objeto complementar de representação. Durante o processo de projeto, o aluno precisa transpor suas ideias para o campo real, isso ocorre através da representação tridimensional. Desta forma a maquete interage tanto no processo projetual quanto no entendimento de obras referenciais.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
TROJAHN OLIVEIRA, B.; ELISA, A.; CONTO, V. A Maquete Física como Agente no Processo de Ensino e Aprendizagem em Arquitetura. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 5 - Resumo Expandido - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo