HIDROPONIA CASEIRA NFT DE BAIXO CUSTO

  • Esteicy Espanholo Kaus Santos Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Gabriel Pires Vieira Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Gedriana Gedro Orneles Chaves Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)
  • Daniel Zimmermann Mesquita Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Resumo

A hidroponia, técnica de produção de plantas sem a utilização de solo, é uma tecnologia que chegou ao Brasil na década de 70, e que, atualmente, tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente na produção de hortaliças. Este trabalho teve como principal objetivo a construção de um protótipo de sistema hidropônico caseiro NFT (Nutrient Film Technique) de baixo custo e de fácil montagem que se adapta a lugares com pouco espaço, sendo atualmente uma alternativa interessante para casas e apartamentos. Para a construção do protótipo da hidroponia caseira, foram adquiridos materiais simples que podem ser encontrados em qualquer loja de material de construção. O protótipo montado foi composto por 4 canos de PVC, sendo que cada perfil ficou com sete furos, totalizando ao todo uma capacidade produtiva de 28 plantas. O custo total do sistema foi de R$ 182,00. Ao decorrer do experimento foram realizados estudos, pesquisas e observações que demonstraram a viabilidade econômica e versatilidade do uso do protótipo para pequenas propriedades ou a nível doméstico.

Biografia do Autor

Daniel Zimmermann Mesquita, Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Atualmente ocupa o cargo de Professor EBTT no Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Naviraí. Exerce desde março de 2017 a função de Coordenador do Eixo Tecnológico de Recursos Naturais do IFMS - Campus Naviraí. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Silvicultura, Grandes Culturas Agrícolas em Pivô Central na Fazenda Fortaleza de Santa Terezinha Agricultura e Pecuária LTDA ( 2010 a 2012). Trabalhou na Prefeitura Municipal de Paraty (2013 a 2016) com produção de mudas nativas, ornamentais e frutíferas no Horto Municipal de Paraty (RJ), e com extensão rural junto a agricultores familiares. Especialização em Gestão Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Especialização em Economia e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal" e Linha de Pesquisa "Melhoramento Vegetal" (2015). Doutorando em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro na Área de Concentração "Produção Vegetal"

Publicado
2020-10-30
Como Citar
ESPANHOLO KAUS SANTOS, E.; PIRES VIEIRA , G.; GEDRO ORNELES CHAVES, G.; MESQUITA, D. Z. HIDROPONIA CASEIRA NFT DE BAIXO CUSTO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Relato de Prática - Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia