INFLAÇÃO E CLASSE PROLETÁRIA NA CONJUNTURA ECONÔMICA ATUAL

  • Mateus Junio Alves Ribeiro UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Giovane Silveira da Silveira UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Diante de diversas crises e incertezas na conjuntura econômica atual do país, a classe desprovida de uma renda que lhe permita usufruir de uma vida digna e cidadã tem sido afetada pelo poder de compra em crescente desvalorização, causado pelo aumento constante dos preços de itens básicos para a sobrevivência humana como, por exemplo, a alimentação. Muitos cidadãos enfrentam dificuldades de suprir suas necessidades essenciais. Dados agregados apontam queda inflacionária, mas ao desmistificar a inflação, concluímos que há vários itens os quais compõe esse indicador, que na verdade traduz-se em um indicador agregado. O intuito do presente artigo é expor, explicar e tornar compreensíveis os segmentos desagregados que refletem no poder aquisitivo das famílias de menor renda, bem como a influência da circulação de moeda na economia, cuja dinâmica está diretamente associada à inflação. Ademais, explicitaremos períodos marcantes na história econômica brasileira, assim como, teorias que são validadas e implantadas até nos dias atuais com a finalidade de controlar a inflação e proporcionar poder aquisitivo e qualidade de vida aos cidadãos.

Biografia do Autor

Giovane Silveira da Silveira, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Docente Colaborador Credenciado no PPGDRS (Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos, Mestrado Acadêmico), a partir de 2019, e no Curso de Ciências Econômicas ofertado na Unidade Universitária da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Ponta Porã, desde 2006. Possui Doutorado em Geografia (2015 a 2019) pela FCH (Faculdade de Ciências Humanas) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); com Mestrado em Educação (2004 a 2006) e Bacharelado em Ciências Econômicas (1998 a 2002), ambos pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Atua na área de Teoria Microeconômica, Economia Internacional e Sistemas Agroindustriais, além de Cartografia Temática; como também em Geografia Econômica e Desenvolvimento de Indicadores Socioeconômicos Regionais, estes últimos com linguagens de programação do tipo R (RStudio) e Python (Jupyter Notebook). Líder do GEDAIS - Grupo de Estudo de Disparidades Socioeconômicas. Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3492498406984211 Link para o Grupo de Pesquisa GEDAIS: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1547227842957658 Link para o ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7062-671X

Publicado
2020-10-31
Como Citar
JUNIO ALVES RIBEIRO, M.; SILVEIRA DA SILVEIRA, G. INFLAÇÃO E CLASSE PROLETÁRIA NA CONJUNTURA ECONÔMICA ATUAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.