A LÓGICA EFFECTUATION E AS ESTRATÉGIAS DO EMPREENDEDOR
um estudo multicasos
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo analisar como os princípios da lógica Effectuation manifestam-se na etapa de criação e nos primeiros anos de operação de quatro empreendimentos inovadores. A abordagem Effectuation estuda como os empreendedores tomam decisões sob perspectivas de um futuro incerto e apresenta cinco princípios que norteiam sua tomada de decisão quando aderem – conscientemente ou não – à sua lógica. Assim, com o presente trabalho, incorporam-se informações referentes a empreendedores brasileiros, que atuam em um cenário diverso do cenário anteriormente observado. O estudo também se faz útil possibilitar a observação por candidatos a empreendedores dos processos decisórios que envolvem aspectos gerenciais e operacionais e lidam com uma lógica diferente da tradicionalmente defendida por escolas de pensamento estratégico. Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa-descritiva, via entrevistas semiestruturadas com os fundadores das empresas. Realizou-se a análise de conteúdo dos depoimentos, que permitiu apontar indícios de que quatro dos cinco princípios da teoria nortearam a tomada de decisão nas fases iniciais do negócio e influenciaram a forma como as estratégias foram implementadas nos primeiros anos. Destaca-se o achado de que o princípio “perdas aceitáveis” não apresentou indícios relevantes em nenhuma das empresas estudadas, sugerindo um ponto interessante para ser estudado futuramente.