ACIDENTES DE TRABALHO

abordagem sobre a atualidade no setor industrial de abate e processamento de carne do estado de Mato Grosso do Sul

  • Daniel Fernando Bastos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS
  • Yasmin Gomes Casagranda

Resumo

O setor frigorífico do estado do Mato Grosso do Sul vem crescendo substancialmente nos últimos 10 anos; entretanto houve a preocupação de realizar um estudo sobre os acidentes de trabalho no seguimento, apontando números expressivos de acidentes de trabalho no setor partindo do pressuposto de que o aumento da capacidade de produção, pode acarretar o aumento do número de acidentes de trabalho. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho (2018) em 2018 o estado ficou em 13º lugar em número de acidentes de trabalho, entretanto ao considerar o número da população da federação neste mesmo ano o estado passar a ocupar a 5ª colocação como a federação que mais teve sua população afetada por acidentes de trabalho. Diante da necessidade de estudar o atual cenário sobre os acidentes de trabalho por meio de dados disponíveis nas plataformas virtuais do IBGE, DataPrev e SmartLab, análises gráficas foram desenvolvidas e informações foram geradas, retratando a realidade no país e no estado de MS entre os anos 2017 e 2018. Por meio da análise concluiu-se que um aumento de animais abatidos no Brasil pode influenciar em um aumento dos números de acidentes de trabalho no seguimento frigorífico no Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Daniel Fernando Bastos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - CPNV/UFMS

Profissional técnico em segurança do trabalho pertencente a instituição privada e acadêmico do curso bacharel em administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Anteriormente professor de curso técnicos de segurança do trabalho, açúcar e álcool e enfermagem oferecidos pelo Centro de Educação Profissional IPED-MS/Naviraí.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
BASTOS, D. F.; GOMES CASAGRANDA, Y. ACIDENTES DE TRABALHO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor