SUPPLY CHAIN TSUNAMI

O Efeito da COVID-19 na Gestão de Risco em Cadeias de Suprimentos Alimentares

  • Geraldo Magela Jardim Barra Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Rodrigo Oliveira da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Resumo

A pandemia da COVID-19 demanda a aplicação da gestão de risco nas cadeias de suprimentos alimentares. É importante discutir o papel da gestão de riscos em cadeias de abastecimentos. Questiona-se: Como realizar a gestão de cadeia de abastecimentos alimentares no que tange ao suprimento de alimentos, durante a crise da COVID-19? O objetivo foi o de descrever e analisar as possíveis ações mitigadoras de riscos nas cadeias de abastecimentos alimentares brasileiras, no que tange ao suprimento de alimentos, durante a crise da COVID-19. Foram consultados artigos dos quatro principais jornais que abordam temas econômicos desde o início de 2020 até o final de julho de 2020. A crise da COVID-19 demanda a aplicação da gestão de risco nas cadeias de abastecimentos alimentares considerando o conceito de segurança alimentar. O Efeito da pandemia da COVID-19 na gestão de cadeias de suprimentos alimentares demanda repensar os modos de governança dos sistemas agroindustriais. O Efeito da COVID-19 na gestão de cadeias de suprimentos alimentares demanda repensar os modos de governança dos sistemas agroindustriais. A necessidade de mudanças nas relações entre os agentes produtivos poderá gerar impactos nas regulamentações, seja decorrente do novo ambiente competitivo, bem como das transformações das necessidades dos consumidores.

Biografia do Autor

Geraldo Magela Jardim Barra, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atualmente, é Professor Adjunto no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis da Universidade Federal de São João Del-Rei. 

Rodrigo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. MBA em Logística Empresarial pela Faculdade de Economia e Administração da UFJF. Mestrado em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Doutor em Administração de Empresas pelo IAG-PUC Rio.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
MAGELA JARDIM BARRA, G.; OLIVEIRA DA SILVA, R. SUPPLY CHAIN TSUNAMI. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia