O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MARÍTIMO NA EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA CONGELADA PARA A CHINA

  • Stephany Paula Pereira Souza Fatec
  • Henrique Machado
  • Regiane Holodniak
  • Vitoria Oliveira
  • Givan Fortuoso

Resumo

Levando em consideração o destaque brasileiro na produção e exportação agropecuária, é essencial reconhecer os possíveis danos e influências que a pandemia da COVID-19 pode causar no setor agropecuário em geral, e também na exportação de carne bovina congelada. Deste modo, o presente trabalho busca analisar se essa pandemia afeta a logística do transporte marítimo para a exportação de carne bovina congelada para a China. Têm-se como objetivos específicos apresentar a participação do Brasil nas exportações mundiais de carne bovina, destacando a importância da China como mercado de destino dessas exportações; descrever a logística do transporte marítimo para a exportação de carne bovina congelada; e identificar os impactos ocorridos na logística para a China. Para efetuar o estudo deste trabalho, será utilizada pesquisa exploratória, fazendo uso do método qualitativo. A coleta de dados para a amostra de pesquisa será realizada por meio de entrevistas estruturadas, com um roteiro de entrevista, elaborado com base nos objetivos definidos. A amostra de pesquisa será composta por dois agentes de carga (freight forwarder), as empresas New Way e C-Freight; além da companhia marítima Hapag-Lloyd.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
PEREIRA SOUZA, S. P.; MACHADO, H.; HOLODNIAK, R.; OLIVEIRA, V.; FORTUOSO , G. O IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MARÍTIMO NA EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA CONGELADA PARA A CHINA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
Resumo Expandido - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor