INTERNET OF THINGS (IOT) NO AGRONEGÓCIO

uma revisão bibliométrica sobre o campo de pesquisa

  • Eduardo Corneto Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Márcia Bortolocci Espejo Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O objetivo deste estudo bibliométrico foi identificar como se estrutura o campo de pesquisa sobre a internet das coisas (IoT) no agronegócio e especificamente no segmento agropecuário. Como método de pesquisa foi realizada uma análise bibliométrica com 205 artigos identificados na base de dados Scopus que tratam da IoT no Agronegócio e de maneira especifica na agropecuária. Com base nos artigos selecionados foram realizadas análise descritiva e análises bibliométricas como a de co-palavras, auxiliada pelo software VOSViewer, e a análise de co-citação, permitida pelo software Bibexcel. Os principais resultados das análises bibliométricas são a criação de um mapa de co-ocorrência de termos e uma matriz de co-citação que serviu como amostra para a realização de uma Análise Fatorial Exploratória. Foi possível identificar que o tema ainda é novo na pesquisa acadêmica, surgindo um maior número de publicações a partir de 2017. Este artigo traz como contribuição para os acadêmicos a análise e sintetização do estado da arte em relação à literatura publicada sobre a utilização da internet das coisas no campo rural. Para a prática gerencial este estudo contribui ao evidenciar exemplos de aplicações empíricas que os trabalhos selecionados para esta bibliometria trazem.

Biografia do Autor

Eduardo Corneto, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAN/UFMS. Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho, em São Paulo. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela UNIDERP em Campo Grande/MS. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
SILVA, E. C.; BORTOLOCCI ESPEJO, M. M. DOS S. INTERNET OF THINGS (IOT) NO AGRONEGÓCIO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.