BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA

Um estudo de uma loja de vestuário feminino

  • Cláudia Maria Neis Univel Centro Universitário
  • Eric Vinicius Lucion Univel Centro Universitário
  • Ronaldo José Seramim Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Gustavo Yuho Endo Business School UNOESTE

Resumo

Este artigo analisa as postagens de uma empresa do ramo varejista de moda feminina na rede social Instagram com intuito de identificar o modo como a empresa busca se comunicar com os clientes. Verificar o posicionamento de marca desenvolvido pela empresa XYZ – empresa de vestuário feminino com filial em Cascavel e Foz do Iguaçu. Constitui-se um estudo qualitativo e exploratório, as quais foram analisadas inicialmente vinte postagens da empresa em redes sociais, realizando agrupamento das palavras por meio da nuvem de palavras e, posteriormente, analisando-as conforme proposto por Oliveira (2002) a qual observa que branding define a fidelidade do cliente com as marcas. Em seguida, utilizou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2010) as quais 50 postagens foram analisadas e, a partir delas, definidas quatro categorias de análise: a) Rotina no trabalho; b) Rotina pessoal e família; c) Produtos; d) Promoção. Como resultado identifica-se que a empresa não assume postura agressiva de vendas do produto na rede social. O posicionamento assumido pela loja é de preocupação com a oferta de conteúdo, tanto relacionado ao produto comercializado quanto relacionado à vida tanto pessoal como profissional, o que contribui para a identificação e interação com os seguidores.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
NEIS, C. M.; LUCION, E. V.; SERAMIM, R. J.; ENDO, G. Y. BRANDING E POSICIONAMENTO DE MARCA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor