IMPACTOS DE VARIÁVEIS MACROECONOMICAS NO DESEMPENHO DA MARGEM EBTIDA DE EMPRESAS DE VAREJO LISTADAS NA B3

Autores

  • Jose Aparecido Moura Aranha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Resumo

A crise na economia brasileira teve como origem uma série de choques de oferta e demanda, na maior parte ocasionados por erros de políticas públicas que reduziram a capacidade de crescimento da economia brasileira e geraram um custo fiscal elevado a partir de 2015 ainda sentido até o final de 2018. Esse cenário leva à questão de pesquisa: qual o desempenho da Margem EBITIDA de companhias do seguimento de consumo listadas na BOLSA, BRASIL, BALCÃO - B3 no cenário macroeconômicas no período de 2011 a 2015? Portanto, o objetivo desta pesquisa é demonstrar se o desempenho da Margem EBITIDA de companhias do seguimento de consumo listadas na B3 foi impactado pelo comportamento das variáveis macroeconômicas PIB, renda média e taxa SELIC no período de 2011 a 2015. O período considerado antecede anos de início e durante a crise da economia brasileiras o que pode ser significativo nos resultados dos testes estatísticos. A pesquisa quanto a sua finalidade é uma pesquisa aplicada, quanto a sua abordagem classifica-se como quantitativa, quanto aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e, quanto aos procedimentos utilizou-se de pesquisa bibliográfica, coleta de dados e  para a análise estatística foi utilizado o software “Stata” versão 13 para realizar a técnica estatística de regressão para dados em painel. Os resultados demonstraram que as variáveis macroeconômicas não apresentaram efeito significativo no desempenho da Margem EBTIDA das empresas pesquisadas.

 

PALAVRAS-CHAVES: Crise econômica; desempenho econômico; EBITDA; LAJIDA.

Biografia do Autor

  • Jose Aparecido Moura Aranha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
    Doutor em Ciências Anbientais e Sustentabilidade Agropecuária, mestre em Ciências Contábeis, bacharel em Ciências Contábeis e em Administração, professor Adjunto na Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2020-10-31

Edição

Seção

Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor

Como Citar

ARANHA, Jose Aparecido Moura. IMPACTOS DE VARIÁVEIS MACROECONOMICAS NO DESEMPENHO DA MARGEM EBTIDA DE EMPRESAS DE VAREJO LISTADAS NA B3. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/11515. Acesso em: 20 fev. 2026.