MÍDIAS SOCIAIS E MÍDIAS DIGITAIS

A FORMA E O CONTEÚDO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO NO CYBERESPAÇO

  • Bruno Ruiz de Barros Universidade Federal de Mato Grosso do SUl- Campus pantanal
  • Nathan Bento Dutra de Amorim Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrick Augusto Andrade da Penha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo e o uso das mídias digitais e sociais no mercado atual, em relação à sua forma e conteúdo na estratégia de informação de produtos e consumo, a fim de compreender a relação de consumo no “cyberespaço”. O método consiste em uma abordagem qualitativa e quantitativa das informações a serem investigadas, sendo apresentada de forma descritiva por meio de dados secundários uma pesquisa bibliográfica que se interpreta pela observação e análise do discurso e do conteúdo de outros autores sobre o assunto. Os resultados da pesquisa ajudam a identificar como o desenvolvimento da tecnologia de informação modificou as relações em sociedade incluindo nisso as relações de consumo. Logo, conclui-se que essas novas relações influenciam a geração de novas empresas como startups e novas profissões como o digital influencer, que têm nos dias atuais um importante papel, determinando tendências de comportamento e moda, definem espaços e o conteúdo de determinados mercados, geram nas empresas engajamentos coletivos de apoio ou muitas vezes repúdio aos seus produtos, campanhas publicitarias e até mesmo suas normas trabalhistas, produção e atendimento ao publico.

                                                                                   

Palavras Chave: Mídias Digitais e Sociais; Consumo; Cyberespaço.

Biografia do Autor

Bruno Ruiz de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do SUl- Campus pantanal

estudante de administração.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
DE BARROS, B. R.; BENTO DUTRA DE AMORIM, N.; AUGUSTO ANDRADE DA PENHA, P.; GONÇALVES, C. MÍDIAS SOCIAIS E MÍDIAS DIGITAIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.