CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E ACADÊMICA DE DISCENTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REDE PRIVADA DO ESTADO DE SÃO PAULO

  • Nataly Maria Viva de Toledo ESALQ-USP
  • Marcos Antonio Maia de Oliveira

Resumo

No modelo educacional atual, o aluno é considerado protagonista do processo de ensino-aprendizagem, e também uma importante peça-chave no contexto da formação da comunidade escolar. Desta maneira, o presente estudo visou caracterizar o corpo discente de cursos de graduação em Nutrição de duas Instituições de Ensino Superior da rede particular do interior do Estado de São Paulo. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se um questionário semi-estruturado (dados quantitativos e qualitativos). Verificou-se que a maioria dos discentes pertenciam ao público feminino, eram jovens, brancos, solteiros, sem filhos, residentes com seus familiares, e com renda mensal individual entre R$500 a R$1.500. Constatou-se que fatores como a formação do corpo docente, metodologias de ensino empregadas e a infraestrutura das Instituições contribuíram para a satisfação de 97% dos discentes em relação a escolha do curso. Espera-se que a presente abordagem possa subsidiar as IES nas tomadas de decisões e estratégias de aprimoramento do projeto político pedagógico, o qual é uma ferramenta relevante para o atendimento das reais necessidades dos discentes, e que quando concebido com atenção, pode contribuir para redução nas taxas de evasão escolar, por ofertar oportunidades à formação profissional dos alunos, além de tornar mais prazerosa sua convivência no ambiente universitário.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
DE TOLEDO, N. M. V.; DE OLIVEIRA, M. A. M. CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E ACADÊMICA DE DISCENTES DO CURSO DE NUTRIÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA REDE PRIVADA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.