PREVISÃO DE PRODUTIVIDADE DA AGROPECUÁRIA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MATO GROSSO DO SUL UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

  • Celso Correia de Souza Universidade Anhanguera UNIDERP
  • Amanda Rodrigues de Oliveira Universidade Anhanguera UNIDERP
  • Wildson Antonio de Oliveira Bezerra Universidade Anhanguera UNIDERP
  • Kaique Gomes Cáceres Universidade Anhanguera UNIDERP
  • Adriane Cristina Correa Soares Veronez Universidade Anhanguera UNIDERP

Resumo

É muito importante poder predizer as produções da agricultura e da pecuária dos assentamentos de uma região, para que sejam facilitadas as políticas públicas visando a melhoria de vida dos seus assentados. O objetivo deste estudo foi fazer a predição da produtividade da agropecuária de assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul (MS). Na agricultura foram escolhidos os cereais milho, feijão e mandioca, e na pecuária escolhidos, a bovina, suína e aves. A amostra constou de vinte e seis assentamentos rurais de MS, coletando dados socioeconômicos e demográficos dos assentados e as suas produções na agricultura e na pecuária. As variáveis estudadas relativas à agricultura foram as produções de milho, feijão e mandioca e, relativas à pecuária, a bovina, suína e aves. Com as médias dessas produtividades e, de posse dos níveis de produtividades de cada variável em MS fornecidas por especialistas nos assuntos, aplicou-se inteligência artificial (lógica fuzzy) para facilitar as decisões sobre as produções na agricultura e na pecuária desses assentamentos rurais, sobre aqueles dados que se situavam entre o completamente verdadeiro e o completamente falso. Pelos resultados obtidos foram constatadas produtividades médias tanto no setor agrícola quanto no da pecuária dos assentamentos rurais de MS.

Biografia do Autor

Celso Correia de Souza, Universidade Anhanguera UNIDERP

Graduação em Matemática

Mestrado em Matemática Aplicada

Doutorado em Engenharia Elétrica

Amanda Rodrigues de Oliveira , Universidade Anhanguera UNIDERP

Graduanda em Medicina Veterinária

Wildson Antonio de Oliveira Bezerra , Universidade Anhanguera UNIDERP

Graduando em Medicina Veterinária

Kaique Gomes Cáceres , Universidade Anhanguera UNIDERP

Graduando em Medicina Veterinária

Adriane Cristina Correa Soares Veronez, Universidade Anhanguera UNIDERP

Graduada em Administração

Mestre em Produção e Gestão Agroindustrial

Publicado
2020-10-30
Como Citar
CORREIA DE SOUZA, C.; RODRIGUES DE OLIVEIRA , A.; DE OLIVEIRA BEZERRA , W. A.; GOMES CÁCERES , K.; CORREA SOARES VERONEZ, A. C. PREVISÃO DE PRODUTIVIDADE DA AGROPECUÁRIA EM ASSENTAMENTOS RURAIS DE MATO GROSSO DO SUL UTILIZANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 6 - Artigo Completo - Agronegócios, Economia Rural e Bioeconomia