LIDERANÇA E DESEMPENHO DE EQUIPES EM AGÊNCIAS DE UMA EMPRESA PÚBLICA FEDERAL
Resumo
A necessidade de sistemas de gestão eficientes e lideranças competentes na condução de equipes tornou-se realidade nas organizações públicas. Diante deste cenário, o estudo teve como objetivo de investigar o tipo predominante de liderança e o desempenho de equipes de duas agências dos Correios na Paraíba, na visão dos liderados. Para isso, identificou-se o estilo de liderança predominante dos gestores e os maiores índices de desempenho das equipes pesquisadas. A metodologia da pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso exploratório e descritivo, de natureza quantitativa. Os estilos de liderança foram identificados por meio do questionário de Bass e Avolio (1997) denominado de Multifactor Leadership Questionarie (MLQ), que estabelece três estilos: Transformacional; Transacional e Laissez-Faire. Para coleta de dados referente ao desempenho das equipes, foram utilizados dados secundários provenientes de relatórios da ECT. Os resultados indicaram que, em relação à liderança, o estilo transacional é preponderante entre os gestores das duas agências, com uma maior influência do fator administração por exceção. Quanto ao desempenho de equipes, as agências obtiveram desempenho muito satisfatório no Indicador Desempenho Comercial e IOP (Índice de Avaliação Operacional). Conclui-se que o estilo de liderança transacional pode apresentar-se como um fator determinante no desempenho de equipes.