PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE CHAPADÃO DO SUL SOBRE OS SERVIÇOS OFERECIDOS POR APLICATIVOS BANCÁRIOS
Resumo
Em busca de se adaptar às novas tecnologias aliadas com a necessidade de diminuir as filas nas agências bancárias, as instituições financeiras estão implementando os chamados mobile banking, aplicativos para dispositivos móveis que realizam boa parte das transações bancárias, outrora realizadas apenas em agências físicas e pontos de atendimento. Essa nova configuração de atendimento tem sido adotada amplamente pelas instituições financeiras, impactando o relacionamento com seus clientes. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo analisar a funcionalidade e os riscos percebidos pelos usuários desses aplicativos. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa-descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário com perguntas direcionadas a responder o objetivo da pesquisa. A técnica de amostragem foi não probabilística, por conveniência e snowball, com um retorno de 94 questionários válidos e como resultado da pesquisa pode destacar que 54% constataram ser mais eficiente acessar através de aplicativos do que em caixas eletrônicos, 80% dos usuários estão satisfeitos com os serviços, 96% afirmam que é fácil a sua utilização e confiam na segurança que o aplicativo traz. Podemos, portanto, observar que os aplicativos bancários trazem funcionalidades que atendem necessidades, consideradas de grande importância, a aqueles que o utilizam.