CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E LUDICIDADE

INFLUÊNCIAS DA VISÃO SOBRE A INFÂNCIA NA PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

  • Thalita Pereira da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ione Da Silva Cunha Nogueira UFMS/CTPL

Resumo

O brincar, atividade fundamental na Educação Infantil, constitui-se como uma importante ferramenta para o desenvolvimento cognitivo e social infantil. Objetivou-se, através desta pesquisa, estudar a relevância da ludicidade para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças a partir da perspectiva de Vygotsky, estabelecendo comparação entre sua teoria e as atividades propostas para a Educação Infantil na nova Base Nacional Comum Curricular. Na tentativa de atingir este objetivo, as abordagens metodológicas adotadas nesta pesquisa se pautaram na pesquisa bibliográfica consolidada por meio do estudo da teoria de Vygotsky e estudo documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nós observamos que, embora algumas práticas pedagógicas estejam voltadas para a antecipação do processo de alfabetização e separação entre brincar e aprender, os resultados evidenciam o quanto o brincar é imprescindível durante o período a infância, possibilitando à criança conhecer a si e ao mundo, se constituindo como atividade principal do dia-a-dia e fundamental para o desenvolvimento integral infantil.

Biografia do Autor

Thalita Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda do 7 º período do curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL. Bolsista do programa Residência Pedagógica e PIVIC - Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária.
Publicado
2020-10-31
Como Citar
DA SILVA, T. P.; DA SILVA CUNHA NOGUEIRA, I. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA E LUDICIDADE. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo