IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA SOCIAL

Proposta de uma Trilha Metodológica

  • Grayceane Bomfim Santos de Jesus Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe
  • Paulo Mário Machado Araújo Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar uma Trilha Metodológica para implantação de Projetos de Tecnologia Social (TS). Para a construção da Trilha Metodológica promoveu-se inicialmente uma revisão da literatura a respeito das Tecnologias Sociais (TSs), seguido de observação participante para um melhor entendimento empírico do fenômeno. Delineou-se também uma análise em Projetos de TS da Fundação Banco do Brasil (FBB), por meio de entrevista e documentos, com a finalidade de verificar como ocorreu a implantação destas TSs, e por fim, realizou-se pesquisa bibliográfica para complementar os achados. Como resultado, infere-se que a Trilha Metodológica proposta é uma importante estratégia para a definição de um percurso operacional para implantaçao de TS, por meio de etapas, ações e ferramentas. Para esta pesquisa as etapas foram denominadas de Estações, que são: Diagnóstico, Construção, Experimentação e Expansão.

Biografia do Autor

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFS).

Paulo Mário Machado Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em engenharia mecânica na Université des Sciences et Technologies de Lille I em 2000, França. Mestrado em engenharia mecânica com enfase em materiais.  Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Sergipe.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
JESUS, G. B. S. DE; LUFT, M. C. M. S.; ARAÚJO, P. M. M. IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA SOCIAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.