EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO NO BRASIL

ENTRE DOCUMENTOS E PRÁTICAS

  • Jaqueline Aparecida da Silva Rodrigues UFMS/CPLT
  • Ione da Silva Cunha Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Atualmente a definição curricular da educação infantil no Brasil, é regida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), que apresenta propostas a todos os níveis de ensino, inclusive para a Educação Infantil. Esse trabalho é o relato de uma pesquisa em desenvolvimento que tem como objetivo analisar os aspectos curriculares do desenvolvimento do trabalho educativo de Educação Infantil no município de Três Lagoas/MS/Brasil, bem como as concepções teóricas que a orientam. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental que busca, a partir da leitura e análise da legislação e dos principais documentos de Educação Infantil, bem como de autores que discutam o assunto, compreender o embasamento conceitual presente na proposta curricular de Educação Infantil brasileira e a maneira como os indivíduos dele se apropriam, tomando como ponto de análise a educação infantil ofertada no Município de Três Lagoas/ MS.

 

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida da Silva Rodrigues, UFMS/CPLT

Graduanda em Pedagogia  pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ingressa em 2018,  participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade da UFMS/Três Lagoas e do Nucleo de Estudos e Pesquisa em Inclusão. Atua profissionalmente como Gerente Operacional na área de Transportes.

Ione da Silva Cunha Nogueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FFC-MAR) na Área de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília - SP (2010). Mestre em Educação Escolar (2000) e Licenciada em Pedagogia (1996) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCL-AR) - Faculdade de Ciências e Letras - Araraquara. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas - MS, atuando na graduação e no PPGE/Mestrado em Educação.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
APARECIDA DA SILVA RODRIGUES, J.; DA SILVA CUNHA NOGUEIRA, I. EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO NO BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo