LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO

um estudo bibliométrico da literatura internacional na base de dados Web of Science

  • Alexandre Wállace Ramos Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Douglas Moraes Bezerra Universidade Federal do Piauí - UFPI; Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS
  • Luís Paulo Bresciani Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS; Fundação Getúlio Vargas - FGV; Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Resumo

Reflexões sobre os laboratórios de inovação (i-labs) como espaços de experimentação voltados à promoção de mudanças nos serviços públicos, por meio da criação de soluções para os problemas da sociedade, vem ganhando crescente interesse por alguns pesquisadores no mundo inteiro. Neste sentido, muitos governos estão se voltando à implementação i-labs, despertando o interesse e popularidade por quem trabalha no governo, configurando-se como um novo elemento em torno do debate acerca da inovação no serviço público. O objetivo deste artigo é, portanto, levantar o estado atual da literatura acadêmica internacional sobre i-labs no setor público utilizando análise bibliométrica. Para isso foi desenvolvido um estudo bibliométrico das publicações localizadas na base de Web of Science. O estudo busca responder: 1) Quais itens de referência (conexões teóricas) são comuns entre artigos que abordam o tema dos i-labs no setor público? 2) Quais estudos apresentam maior proximidade a partir da análise de suas citações em um mesmo estudo? 3) Quais as delimitações ou tópicos de interesse mais presentes? 4) Quais as parcerias ou cooperação existentes entre autores para o desenvolvimento dessa temática? Os resultados encontrados, de forma geral, expressam as principais preocupações que tem norteado a experiência de implementação de laboratórios de inovação pelo mundo, sendo a principal delas uma relativa imprecisão conceitual a respeito dos i-labs na administração pública. Por fim, algumas limitações deste estudo são levantadas, bem como as sugestões para estudos futuros.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
RAMOS PEREIRA, A. W.; MORAES BEZERRA, D.; BRESCIANI, L. P. LABORATÓRIOS DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.