OS SABERES DOCENTES

SUA APREENSÃO E CONSTITUIÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Dayana Carla Couto Faculdade Unina
  • Emanuelli Paula Couto Faculdade Unina
  • Fláubertt Odevanir Couto Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

Este resumo é um recorte de uma pesquisa maior, em fase inicial, que está sendo desenvolvida de forma independente pelos autores. A temática volta-se para o campo da formação inicial dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A problemática norteadora desse processo está centrada no com se dá apreensão dos saberes docentes e a constituição da identidade desse profissional, após seu egresso do curso de licenciatura e atuação na área. O objetivo intentado é compreender os conceitos existentes sobre os saberes docentes que são desenvolvidos por estudiosos da área da educação. Os pressupostos teóricos que guiaram nossa discussão encontram-se fundamentados em Pimenta (1997), Tardif (2002) e Gauthier (2006). Com relação aos aspectos metodológicos, por ser tratar de uma pesquisa em fase inicial, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre os principais teóricos e seus trabalhos desenvolvidos sob a perspectiva dos saberes docentes e a identidade profissional. Espera-se que esse estudo contribua para formação dos professores que atuam em anos inicias do ensino fundamental, no sentido de que possam compreender os saberes que perpassam seu cotidiano e a identidade que que é constituída após a saída do curso de formação inicial.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
COUTO, D. C.; COUTO, E. P.; COUTO, F. O. OS SABERES DOCENTES. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.