CONSUMO E MATERIALISMO

UM ESTUDO COM ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA

  • Georgiana Luna Batinga Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Francisco de Assis da Silva Medeiros
  • Ivan Maia Tomé

Resumo

O artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa empírica com uma amostra de adolescentes brasileiros de baixa renda cujo objetivo foi observar a relação entre o constructo materialismo e as variáveis demográficas e, sobretudo, analisar em que medida a influência de pares no contexto do grupo pesquisado, contribui para o grau de materialismo entre os adolescentes. Além disso, procurou-se identificar os diferentes perfis de adolescentes quanto ao grau de materialismo. O referencial teórico do trabalho buscou contemplar discussões acerca dos seguintes temas: o materialismo e sua relação com a cultura material, materialismo na adolescência e influência de pares no materialismo. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa quantitativa-descritiva, cujos dados foram coletados por meio de um questionário estruturado. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas como análise de correlação, regressão múltipla e a técnica de delineamento de perfis denominada Grade of Membership (GoM). Os resultados sinalizaram que os pares influenciam o grau de materialismo dos adolescentes pesquisados, assim como foi possível perceber que existem diferentes perfis de adolescentes no tocante ao comportamento materialista.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
LUNA BATINGA, G.; OLIVEIRA, A. S. DE; MEDEIROS, F. DE A. DA S.; TOMÉ, I. M. CONSUMO E MATERIALISMO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo