CURRÍCULOS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PERSPECTIVAS DE INOVAÇÃO DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL

  • Fabio Gomes da Silva Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Ana Denise Ribeiro Mendonça Maldonado Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Antônio Sérgio Eduardo Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • José Soares Ribeiro Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O presente texto apresenta percurso de investigação sobre os currículos dos cursos de Ciências Contábeis, de forma especial, contempla as políticas curriculares consideradas inovadoras por expressarem as recomendações e exigências da ONU, das entidades internacionais voltadas à educação contábil, das entidades de classe CFC e FBC quanto aos modelos propostos da “Matriz Curricular para Cursos de Ciências Contábeis” e do “Currículo Mundial”. Tal proposição está fundada na busca por informações de como se pensa e propõe disciplinas acadêmicas, particularmente quanto à fundamentação dos aspectos técnicos, aspectos humanistas, éticos e aspectos científicos acerca da eleição e distribuição das disciplinas e dos conhecimentos contábeis necessários a formação profissional do contador. Por meio de pesquisa bibliográfica e de análises dos documentos emitidos pelos órgãos que atuam na educação contábil, o trabalho apresenta conjunto de reflexões decorrentes de discursos que privilegiam essencialmente a formação profissional. Diante disso e, com resultados, ainda que parte da construção argumentativa, inferimos que os modelos propostos intentam formar indivíduos para o mercado de trabalho/empregabilidade, com a ideia do futuro profissional, apto a acompanhar a tendência mundial: mais qualificado e dotado de visão mais ampla e globalizada.

Biografia do Autor

Fabio Gomes da Silva, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduado em Ciências Contábeis desde 2011,

Servidor Público Federal desde 05 de setembro de 2016;

Chefe e Gestor Financeiro do Programa de Assistência à Saúde da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 24 de novembro de 2017;

Pós-Graduando em Direito `Público (2020).

Publicado
2020-10-31
Como Citar
DA SILVA, F. G.; RIBEIRO MENDONÇA MALDONADO, A. D.; SÉRGIO EDUARDO, A.; SOARES RIBEIRO, J. CURRÍCULOS PARA OS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo