Gastos com Pessoal: Análise comparativa dos municípios da microrregião de Varginha-MG por meio da análise envoltória de dados

  • Adriano Antonio Nuintin Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Paulo Roberto Rodrigues de Souza Universidade Federal de Alfenas – Unifal MG
  • Maria Aparecida Curi Universidade Federal de Alfenas – Unifal MG
  • Richardson Coimbra Borges Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o comportamento dos gastos com pessoal dos municípios da microrregião de Varginha, localizada no sul de Minas Gerais. O controle das despesas com pessoal, além de ser uma exigência legal, é necessário para o planejamento financeiro dos municípios, que apresentam dificuldades em gerar receitas para cobrir as despesas da estrutura administrativa.  O estudo é caracterizado como uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa.  Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e da metodologia Data Envelopment Analysis – DEA, no período de 2016 a 2019. Conforme os resultados, a média de gastos com pessoal em relação a receita corrente líquida é de 51%, no período estudado, já a relação gastos com pessoal e despesas totais é 49% e os gastos com pessoal por habitante é R$ 1.186,62. De acordo com classificação dos municípios, Campos Gerais, Elói Mendes, Três Corações e Varginha apresentaram melhor relação entre receitas e gastos com pessoal, e os municípios de Santana da Vargem, Guapé e São Bento Abade, apresentaram uma relação em média de 20% inferior aos primeiros municípios.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
ANTONIO NUINTIN, A.; ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA, P.; APARECIDA CURI, M.; COIMBRA BORGES, R. Gastos com Pessoal: Análise comparativa dos municípios da microrregião de Varginha-MG por meio da análise envoltória de dados . Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor