EXISTE TECNOLOGIA SOCIAL NA UFS?

Uma análise dos Projetos de Extensão e Pesquisa

  • Jairo Andson de Oliveira Segundo Universidade Federal de Sergipe
  • Bruna
  • Grayceane Bomfim Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Universidade Federal de Sergipe
  • Junior Universidade Federal de Sergipe

Resumo

O presente artigo consiste em mapear os projetos de Extensão e de Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a fim de identificar aqueles com perfil ou com potencial perfil para serem caracterizados como Tecnologia Social (TS). A caracterização dos projetos foi embasada nas dimensões e indicadores da TS. O estudo de cunho qualitativo baseou-se na pesquisa bibliográfica e na análise dos documentos, fornecidos pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Por meio dos procedimentos metodológicos adotados foi possível encontrar os projetos que dialogam com a temática e os que podem ser definidos como Tecnologia Social por apresentarem as dimensões/indicadores objeto de investigação. Desses, ressalta-se a continuidade da pesquisa, a pulverização de departamentos participantes, tendo destaque para o departamento de engenharia agronômica, além da presença das temáticas meio ambiente e geração de trabalho e renda, revelando o papel social desenvolvido pela universidade.

Biografia do Autor

Bruna

Discente em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Sergipe, com experiência em Engenharia Civil. Atuou como voluntária de iniciação científica PIBIC/UFS (2019-2020), com interesse de pesquisa referente a temas envolvendo Tecnologia Social.

Grayceane Bomfim, Universidade Federal de Sergipe

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2018-2020), linha de pesquisa Inovação e Tecnologia. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Pós- Graduação "Latu Sensu" - Especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Tiradentes (2015).

Maria Conceição, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Administração (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe (PROPADM/UFS) e do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP/UFS).

Junior, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS.  Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior  (CAPES). Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
DE OLIVEIRA SEGUNDO, J. A.; FERREIRA, B. R. DOS S.; JESUS, G. B. S. DE; LUFT, M. C. M. S.; MATOS JUNIOR, J. E. EXISTE TECNOLOGIA SOCIAL NA UFS?. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas