O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO LEVANTAMENTO INTEGRADO DE GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL PÚBLICA NO BRASIL
Resumo
Desde a década de 1990, a adoção de práticas oriundas da iniciativa privada tornou-se mais frequente na gestão pública, visando o alcance de maior eficiência e eficácia. Dentre essas práticas, destacam-se a gestão da qualidade, e mais recentemente, a governança, com seus pilares controle, transparência e prestação de contas. Órgão de controle externo e responsável pela fiscalização dos recursos públicos em âmbito nacional, o Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou em 2017 levantamentos sobre o tema nas entidades sob sua jurisdição. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de institucionalização do Levantamento Integrado de Governança Organizacional Pública, visando identificar eventuais características isomórficas no campo organizacional dos entes públicos influenciados pelo referido levantamento. A análise evidenciou um processo isomórfico normativo, distinto do padrão de institucionalização anterior de práticas de gestão pública no país, que apresentava características baseadas em mimetismo. Evidências empíricas apontaram ainda que a ausência de separação por grupos de organizações relativamente similares, como a anteriormente realizada a partir de faixas de avaliação de 250, 500 e 1000 pontos, pode indicar desafios tanto à análise quanto à legitimação deste novo mecanismo de estímulo à adoção de práticas na Administração Pública.