STARTUPS INOVAM ATENDENDO PRONTAMENTE ÀS DEMANDAS
#DFUSAMASCARAS
Resumo
Startups criam inovações, pois seus fundadores têm obstinação por experimentação. Inovadores, passados e presentes, deram exemplo disso: Colombo e Cabral, Santos Dumont e Benchimol, Edison e Tesla, Wozniak e Jobs, Musk e Bezos, Gates e Wales.
O primeiro passo dos inovadores é dado com seus próprios recursos, habilidades, insights, experiências, empatia com a potencial clientela, organização coesa de tempo, conhecimento e redes de relacionamento. Para avançar, usam ferramentas tipo: Crowdsourcing, Hackathons, Incubadoras e Aceleradoras. Possuem substanciais propósitos: elevados, firmes e de longo alcance. Quando necessário pivotam suas estratégias, assegurando a manutenção do fluxo do empreendimento.
O movimento #DFUSAMASCARAS Solidárias, por exemplo, respondeu ao momento de pandemia prontamente. Enquanto havia grande perplexidade da sociedade, que tentava se adaptar à nova realidade imposta, demandas imediatas surgiram. Policiais militares e bombeiros estavam desprotegidos na interação com a comunidade, artesãs e costureiras sem trabalho e renda, com as mesmas necessidades de antes da pandemia, e a massa brasileira de trabalhadores informais se viu com zero renda para saciar a fome de seus filhos. Como transformar problemas reais e prementes como estes em uma solução agregadora, restauradora, motivadora e fraternal entre todos, fazendo da dor, esperança?