CROWDFUNDING PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL

  • Marcia de Souza Bronzeri UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • João Carlos Cunha

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar os principais objetivos de campanhas de crowdfunding para inovação tecnológica de Micro e Pequenas Empresas no Brasil. A pesquisa contemplou estudo de casos múltiplos e survey. Foram realizadas entrevistas com responsáveis por campanhas de crowdfunding, para inovação tecnológica e coletados dados disponíveis nas plataformas. Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo qualitativa, utilizando o software Atlas-ti, identificando objetivos de campanhas de crowdfunding para inovação tecnológica. Com base na lista de objetivos foi estruturado questionário online, enviado aos responsáveis por campanhas de crowdfunding, para projetos de inovação tecnológica. Os dados foram analisados utilizando o software estatístico SPSS. Os resultados indicam que os principais objetivos de campanhas de crowdfunding, em vários modelos, para inovação tecnológica, estão relacionados, além das questões financeiras, a questões mercadológicas, e ao objetivo de testar sua utilização para financiamento de produto. Observa-se que o crowdfunding é uma fonte alternativa de financiamento para a inovação, contribuindo também para questões mercadológicas, favorecendo o empreendedorismo, mesmo em períodos de recessão, sendo que sua utilização pode auxiliar na retomada da economia no período pós Covid-19.

Biografia do Autor

Marcia de Souza Bronzeri, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professora adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Doutora em Administração pela Universidade Positivo (2018), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Bacharel em Administração pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1994). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, gestão ambiental, micro e pequena empresa, inovação.

João Carlos Cunha

É professor titular aposentado da Universidade Federal do Paraná. Foi professor e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. Diretor da empresa ISAT Consulting. Doutor em Administração pela FEA/USP, Mestre em Administração pela PUC/RIO, Graduado em Administração pela UFPR. Tem experiência profissional em gestão no setor público e privado, atua em consultoria nas áreas de estratégia de empresas, reestruturação de negócios e gestão da inovação e da sustentabilidade. Interesse de pesquisa nas áreas de Estratégia de inovação e sustentabilidade.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
BRONZERI, M. DE S.; CUNHA, J. C. CROWDFUNDING PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO BRASIL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas