INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O MOMENTO DE TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

  • Talita Felício Dias UFMS
  • Ione da Silva Cunha Nogueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente trabalho almeja uma reflexão sobre a efetiva continuidade no processo de formação educacional e social da criança, principalmente no momento de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para o embasamento das discussões, serão percorridas as leis e diretrizes que tangem a Educação Infantil e a transição das duas primeiras etapas da educação básica brasileira, além de uma perspectiva histórica e sociológica da infância no ambiente escolar. A pesquisa será realizada através de um levantamento bibliográfico, embasada em teses e dissertações compiladas dentro de um período de dez anos (2010 – 2019), localizadas no banco de dados da Capes, e de algumas Universidades Brasileiras. Assim, pretende-se explorar aspectos da percepção dos professores, da escola e da própria criança, ao reconhecer no processo do aprender e na vivência do cotidiano escolar, as características inerentes à criança e a infância e seus desdobramentos nessa transição entre os referidos níveis escolares.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
FELÍCIO DIAS, T.; DA SILVA CUNHA NOGUEIRA, I. INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O MOMENTO DE TRANSIÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo