MARKETPLACES E AS TRANSFORMAÇÕES NO VAREJO

O ecossistema de serviços de empresas que operam no Brasil

  • Sibelly Resch
  • Joice do Nascimento Silva UFMS/CPNV
  • Jaiane Aparecida Pereira

Resumo

As plataformas multifacetadas que fazem a intermediação das transações online entre múltiplos usuários são chamadas de marketplaces. Esse novo modelo de negócio tem se expandido nos últimos 20 anos e essas empresas começaram a oferecer alguns serviços. As pesquisas sobre essas transformações são escassas no Brasil. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os serviços oferecidos pelas quatro principais empresas que atuam como marketplaces no país: Mercado Livre, B2W, Via Varejo e Magazine Luiza. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva com dados secundários e análise documental. Como resultados, identificou-se uma mudança de posicionamento de mercado com a transformação do negócio em um ecossistema de serviços para vendedores e clientes. Foram identificados serviços em diferentes áreas, como marketing, logística, finanças, sistemas de informação e também gestão de pessoas. O trabalho contribuiu com a ampliação da literatura sobre esse modelo de negócio, fornecendo uma breve contextualização sobre essas empresas e suas estratégias. Também fornece elementos que podem auxiliar os gestores a compreender melhor os diversos elementos que devem ser considerados para atuar em parceria com um marketplace.

Publicado
2020-10-29
Como Citar
RESCH, S.; DO NASCIMENTO SILVA, J.; APARECIDA PEREIRA, J. MARKETPLACES E AS TRANSFORMAÇÕES NO VAREJO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 29 out. 2020.
Seção
EIXO 3 - Artigo Completo - Gestão de Organizações Públicas e Políticas Públicas