MARATONA DE QUÍMICA

UMA PROPOSTA DE ENSINO QUE POTENCIALIZA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE QUÍMICA EM COXIM-MS

  • Midiely Da silva Vieira Lobo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Lucas Allan Portes Faustino Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência de acadêmicos que participaram do PIBID-IFMS, um projeto que busca incentivar os acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do campus Coxim à iniciação docente. Para isso, utilizamos de uma discussão em grupo relatando as possíveis experiências e contribuições para nossa formação docente por meio das ações com o projeto Maratona de Química nos anos de 2017 e 2018, participaram desse evento estudantes do ensino médio de 6 escolas em 2017 e 8 escolas em 2018, da rede Estadual de Coxim-MS e outras cidades vizinhas, foram elaboradas atividades lúdicas durante o projeto, as quais estão descrita ao longo do artigo. Para cada pibidiano envolvido neste trabalho, os resultados tiveram significativas diferentes, como o gerenciamento em desenvolver uma boa relação com suas equipes que participaram do evento e isso lhes mostrou uma das principais facetas da atividade docente que diz respeito a inter-relação estudantil e como é importante participar de projetos como este que auxilia para a formação acadêmica. Portanto, consideramos que, a motivação da prática docente é um dos principais elementos no processo de formação educacional e profissional, trabalhar projetos com os acadêmicos é um dos maiores incentivos à formação docente.

Publicado
2020-10-31
Como Citar
LOBO, M. D. SILVA V.; ALLAN PORTES FAUSTINO, L. MARATONA DE QUÍMICA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 31 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Relato de Prática - Educação e Sociedade