BUSCANDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO

o uso de metodologias não-convencionais no ensino da administração

  • WALESKA JAMES SOUSAFELIX Universidade Federal do Cariri
  • MARCO ANTONIO PINHEIRO DA SILVEIRA

Resumo

Numa abordagem qualitativa de pesquisa, o presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção dos discentes participantes de um projeto que integra ensino e extensão utilizando a prática do voluntariado como estratégia de ensino e aprendizagem não-convencional das Teorias da Administração. Acerca da aceitação e capacidade de desenvolvimento de competências do Administrador. Como resultados da pesquisa, compartilha-se a experiência vivenciada no âmbito de um dos projeto, sua concepção, desafios e resultados, além das vozes dos participantes de onde conclui-se que no geral os métodos de ensino-aprendizagem não-convencionais são bem aceitos, no entanto, essa aceitação está condicionada à forma como são apresentados pelos professores para seus estudantes, embora não haja, uma ideia de que esses métodos devam substituir os convencionais. Especificamente sobre o Projeto Alumiá, embora não suporte a pretensão de esgotar o assunto tão complexo e até mesmo ideológico, refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir do incentivo à práticas do voluntariado, como forma de apreensão dos conteúdos, bem como para o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e humano na formação de administradores ultrapassando a racionalidade instrumental.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
SOUSAFELIX, W. J.; PINHEIRO DA SILVEIRA, M. A. BUSCANDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE VOLUNTARIADO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo