A INCLUSÃO DOS/DAS NEGROS/AS NA LITERATURA

um levantamento bibliométrico a partir dos repositórios Periódicos Capes e Web of Science

  • Helton Rafael Ferreira do Nascimento UFPE
  • Elisabeth Cavalcante dos Santos UFPE

Resumo

Resumo

Este levantamento tem como objetivo auferir o volume de publicações sobre a inclusão dos/das negros/as na literatura através da identificação dos principais autores e coautores, entendendo que estas informações podem ser relevantes para novos estudos em contextos específicos e desta forma dando maior robustez para a abordagem da inclusão dos (as) negros (as) e questões atreladas a ela. Para isso, optou-se em realizar um estudo bibliométrico em dois repositórios científicos de destaque: a Web of Science (WoS) e no Portal de Periódicos Capes (PPC), na intenção de traçar um comparativo e mostrar uma visão holística ao leitor sobre como esta abordagem vêm sendo conduzida no âmbito global. Para o levantamento bibliométrico da Web of Science (WoS), esta pesquisa se proveu do software VOSviewer por ser pertinente na construção de mapas com base em dados de redes de publicações científicas, pesquisadores, países e palavras-chave, através de clusters, ou seja, aglomerados de autores, coautores, coocorrência, citação, acoplamento bibliográfico ou links de cocitação. Quanto aos critérios de busca estabelecidos, usou-se as palavras-chave: inclusão/inserção racial, inclusão dos/das negros/as. 

 

Palavras-chave: Inclusão dos/das negros/as. Levantamento bibliométrico. Periódicos Capes. Web of Science.

Biografia do Autor

Elisabeth Cavalcante dos Santos, UFPE

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora Adjunta de Magistério Superior pela Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste, Brasil.

Publicado
2020-10-30
Como Citar
RAFAEL FERREIRA DO NASCIMENTO, H.; CAVALCANTE DOS SANTOS, E. A INCLUSÃO DOS/DAS NEGROS/AS NA LITERATURA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 4, n. 1, 30 out. 2020.
Seção
EIXO 4 - Artigo Completo - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo