DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL

Resumo

A busca por relatórios e demonstrações que ajudem os gestores a mensurar a lucratividade, evolução e contribuição econômica das entidades, levou ao surgimento da Demonstração de Valor Adicionado (DVA). Regulamentada pela Lei n. 11.638/2007, tem o propósito de evidenciar a formação e distribuição da riqueza das entidades. Porém, observa-se uma dificuldade na compreensão e utilização dessa demonstração em sua totalidade, visto que, a não obrigatoriedade e bem como a grande parte das empresas, principalmente micro e pequenas, desconhecem sua utilidade e, de certa forma, ignoram seu uso. Este trabalho objetiva evidenciar a importância da DVA como ferramenta gerencial na tomada de decisão pelos gestores e sua relevância como instrumento informativo da riqueza gerada e distribuída pelas organizações de pequeno porte. Utilizando de procedimentos técnicos como estudo de caso, este trabalho classifica-se como estudo de natureza descritiva. As informações de pesquisa foram extraídas de uma empresa de pequeno porte do ramo de comércio e serviços, estabelecida no município de Nova Andradina, estado de Mato Grosso do Sul. Através de informações contábeis fornecidas, foi possível elaborar a DVA e identificar sua importância como ferramenta gerencial na tomada de decisão pela empresa e a distribuição de sua riqueza gerada.

Publicado
2021-09-30
Como Citar
JUNIOR SANTI ORTELAN, A.; BEZERRA DOS SANTOS ORTELAN, J.; ROSA DA SILVA, S.; SÉRGIO EDUARDO, A.; SILVA COSTA, R. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, SUA IMPORTÂNCIA COMO FERRAMENTA GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO NO CONTEXTO EMPRESARIAL. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 30 set. 2021.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Administração de Empresas