EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR
Um estudo sobre a perspectiva discente
Resumo
Diante do atual cenário socioeconômico, influenciado pela pandemia de COVID-19, promover estudos que versem sobre o empreendedorismo impõe à academia uma apurada análise, no que remete às imbricações envolvendo não apenas as características e o comportamento do sujeito empreendedor, mas, sobretudo, em que condições o espírito empreendedor se sobressai. A adoção de instrumentos pedagógicos e a implementação de situações práticas que tornem o ensino de empreendedorismo atraente para os discentes de Cursos de Graduação representam um procedimento necessário visando não apenas à sua formação, mas também ao estímulo ao empreendedorismo. O objetivo da pesquisa foi descrever como os estudantes de Administração percebem e avaliam a Educação Empreendedora no processo de formação acadêmica e em que medida a relação ensino-aprendizagem pode contribuir na decisão em empreender. A pesquisa tem abordagem quantitativa, natureza descritiva e utiliza como técnica de pesquisa o survey. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário estruturado, com a aplicação da Escala de Intensidade Likert de cinco pontos, encaminhado aos estudantes do 7º e do 8º períodos e a egressos, via plataforma Google Forms. Foi possível identificar que os estudantes têm perfil empreendedor e reconhecem a importância da Educação Empreendedora na formação acadêmico-profissional.