ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DA FEIRA DO PRODUTOR RURAL DE NOVA ANDRADINA/MS

Resumo

A qualidade é um fator que pode fazer muita diferença na decisão de compra de um produto ou serviço pelo consumidor. A avaliação da qualidade de serviços pode ser uma barreira para as vendas principalmente para pequenos empreendedores que desconhecem maneiras de saber se o serviço o qual está prestando agrada o consumidor. As feiras de produtores rurais são importantes para o desenvolvimento rural sustentável, uma vez que permite aos produtores da agricultura familiar vender seus produtos e diversificar sua fonte de renda. Porém, muitas vezes, estes agricultores sem treinamento em gestão, tendem a encontrar dificuldades para entender as necessidades de seus consumidores e assim oferecer um serviço de qualidade. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a satisfação dos consumidores da feira do produtor rural do município de Nova Andradina/MS em relação à qualidade dos serviços ofertados. Para atingir este objetivo foram aplicados questionários a uma amostra de consumidores da feira com base no método SERVQUAL no sentido de avaliar as dimensões da qualidade adaptadas à situação em estudo. Os resultados apontam necessidades de melhorias em seis das sete dimensões avaliadas.

Palavras-chave: serviços; qualidade; ServQual.

Biografia do Autor

Simone Geitenes Colombo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Graduada em Engenharia de Produção pela UTFPR e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPR. Atualmente é professora da UFMS, Camous de Nova Andradina.
Publicado
2021-10-03
Como Citar
GEITENES COLOMBO, S.; DOS REIS NETO, J. F.; BATISTA DE OLIVEIRA BORTOLUZZI, M. ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES DA FEIRA DO PRODUTOR RURAL DE NOVA ANDRADINA/MS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 3 out. 2021.
Seção
EIXO 5 - Artigo Completo - Desenvolvimento L/R, Território, Urb. e Turismo