O DIRIGENTE E O SUCESSO DE PEQUENOS NEGÓCIOS

Estudo de caso no setor de serviços

  • Patrícia de Aguiar Seehaber Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS/CPTL
  • Alexandre Farias Albuquerque UFMS/CPTL https://orcid.org/0000-0001-7138-2227

Resumo

O objetivo do artigo é descrever os fatores de sucesso relacionados ao dirigente da pequena empresa considerando o estágio inicial (Gênesis) do ciclo de vida organizacional (CVO). A pesquisa usou a abordagem qualitativa, coletou dados por meio de entrevistas e utilizou a técnica de análise de conteúdo para analisar os dados. O estudo de caso foi realizado numa MEI do setor de organização profissional de casas, escritórios, clínicas e outros locais (personal organizer), que iniciou suas atividades em plena pandemia. A pesquisa mostrou que os estudos nesse tema de pesquisa são incipientes e que há muita coisa ainda a ser investigada. As descobertas mostram algumas diferenças em relação a outras pesquisas: novas formas de busca de informações, como a busca ativa na internet: redes sociais e a provedora global de filmes e séries de televisão via streaming NETFLIX; a importância da habilidade técnica de organizar nesse tipo de negócio e a organização como um valor, um estilo de vida, isto é, “o ser organizada”. Os resultados fomentam um debate inevitável sobre a eficácia dos esforços de treinamento empresarial que atendam às necessidades dos futuros empreendedores e de suas empresas em estágio inicial.

Publicado
2021-09-29
Como Citar
SEEHABER, P.; FARIAS ALBUQUERQUE, A. O DIRIGENTE E O SUCESSO DE PEQUENOS NEGÓCIOS. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 29 set. 2021.
Seção
EIXO 1 - Artigo Completo - Administração de Empresas