A PARTICIPAÇÃO DOS PAÍSES IBÉRICOS NO PROCESSO DA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA E A GÊNESE DO ESTADO MODERNO

  • Silvino Areco Universidade Federal de Mato grosso do Sul

Resumo

A acumulação primitiva foi um acontecimento social, econômico e político que teve sua gênese na Europa, a partir do século XI, e se expandiu pelo mundo através do mercantilismo, já no século XVI. O objetivo geral do artigo foi reconstituir esse processo histórico. Tendo como objetivo específico descrever e analisar as conquistas ultramarinas dos países ibéricos e a expropriação das terras comunais na Inglaterra por meio dos cercamentos, demarcando a gênese da expansão do modo capitalista de produção. Naquele contexto social e histórico, as duas grandes potências marítimas eram Portugal e Espanha que disputavam à hegemonia do processo econômico. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em fontes bibliográficas e tem o caráter qualitativo, nesse sentido ganharam destaques as obras de Boxer (1969), Dobb (1981), Faoro (1991), Galeano (1983) e Huberman (1985). Após a coleta das informações, essas foram analisadas a luz da teoria do materialismo histórico e dialético expressas nas obras de Marx (1968) (1978) (1963).  Concluímos que esse processo marca a gênese do modo de produção capitalista e o nascimento do Estado Moderno, e esse processo foi marcado pela violência e a expropriação das terras dos servos ingleses e dos povos originários da América Latina.

Biografia do Autor

Silvino Areco, Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Sociedade, Instituições Religiosas, Politica e Companhia de Jesus.
Publicado
2021-10-08
Como Citar
ARECO, S. A PARTICIPAÇÃO DOS PAÍSES IBÉRICOS NO PROCESSO DA ACUMULAÇÃO PRIMITIVA E A GÊNESE DO ESTADO MODERNO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 8 out. 2021.