A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Um estudo à luz das repercussões da COVID-19
Resumo
Este artigo tem como proposta descrever as estratégias de Assistência Estudantil realizadas pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI no contexto do ensino remoto, face à pandemia da COVID-19. O recorte temporal compreende o período de março de 2020 a abril de 2021, tendo como balizador teórico os fundamentos do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Universidades Estaduais – PNAEST, o qual norteia as ações de Assistência Estudantil. Metodologicamente, o estudo é descritivo, de abordagem quantitativa e se apoia em pesquisas bibliográfica e documental. Como resultado, evidenciaram-se contribuições limitadas, tanto em relação aos tipos de programas implementados, quanto no que remete à quantidade de discentes atendidos, cujas ações apenas possibilitaram o acesso dos discentes à Internet durante as aulas remotas. Atualmente, a UESPI mantém as aulas remotas como estratégia de ensino-aprendizagem. Percebe-se que houve movimentação da UESPI na promoção de ações de Assistência Estudantil durante o período pandêmico, porém, ainda insuficientes no que concerne ao raio de atendimento das necessidades, assim como quanto à promoção de medidas visando à permanência dos discentes na instituição, buscando reduzir a evasão dos estudantes e, com efeito, destacando o fator da inclusão social no contexto do Ensino Superior.